quarta-feira, 22 de setembro de 2010

UMECTANTES

Baixe umec2.jpg (10,2 KB)As substâncias que evitam a perda da umidade dos alimentos são denominados umectantes,  que são formados por compostos que possuem moléculas hidrofílicas e são identificados pelo código U.
A glicerina é uma substância hidrofílica comestível muito importante; que é utilizada nas Indústrias de Alimentos: como Panetones, Bolachas, Chocolates, em Doces com recheios e Carnes em conserva.
Uma ocorrência bastante comum é que os umectantes ao proteger os alimentos também facilitam a dissolução de substâncias secas.
Ao contrário dos Antiumectantes,  estes possuem propriedades higroscópicas; ajudando a controlar as presenças de micróbios ao diminuir a atividade de água do alimento.
Uma das funções das substâncias umectantes é a captura da umidade do ar em ambientes úmidos,  em que existem alimentos armazenados,  evitando assim o seu ressecamento e possível solidificação.
Alguns umectantes, podem trazer danos à saúde como no caso do Dioetil (UIII) = Sulfonato de Sódio, que causam distúrbios gatrointestinais e também afetam a circulação pulmonar.
            

 PRINCIPAIS      UMECTANTES                                          CÓDIGO

DIACETIL SULFOSSUCCINATO DE SÓDIO
U.I.
GLICEROL
U.I.
LACTATO DE SÓDIO
C.V
PROPILENO GLICOL
U.I.
SORBITANA
U.I.

Um comentário: